Entren Los Que Quieran – Calle 13 – 100 MELHORES ÁLBUNS EM ESPANHOL

Parte da lista 100 melhores álbuns em espanhol criada pelo Exclamación

“Entren Los Que Quieran”, do Calle 13, recebeu nove prêmios Grammy Latino em 2011 e essa nem é a informação mais relevante sobre ele. O disco, lançado em 2010, mostra que é possível ser fiel ao seu gênero musical, ao mesmo tempo em que se faz experimentos com outros ritmos. Também é um exemplo claro de como fazer música para escutar que, ainda assim, trazem significados mais profundos em suas letras.

O álbum marca um ponto de virada com temas líricos mais políticos, uma resposta direta aos eventos controversos envolvendo o grupo. “Calma Pueblo”, por exemplo, critica políticos desonestos e práticas corruptas na indústria musical, como é o caso do pagamento feito por gravadoras para que certas músicas ou artistas sejam colocados em evidência — algo que tem sido cada vez mais explicitado nos dias atuais.

O álbum começa com uma introdução que menciona Porto Rico como uma colônia. Lembrando que o território não é um país independente, mas sim um estado livre associado aos Estados Unidos (em outras palavras…).

Leia sobre a situação de Porto Rico.

Sem dúvidas, o carro-chefe de “Entren Los Que Quieran” é a faixa “Latinoamérica”, que conta com a participação de Totó La Momposina, Susana Baca e Maria Rita. “Um povo sem pernas, mas que caminha” se tornou um dos lemas dos defensores da cultura e perspectiva de vida do nosso continente, já que a letra aborda temas como imperialismo por parte dos Estados Unidos, que no século passado realizou a Operação Condor para implantar agentes nos governos locais latino-americanos para atender aos seus interesses. Esse operativo foi responsável por colocar Pinochet no Chile, Videla na Argentina, além de outros golpes pelo continente, como é o caso do de 1964 no Brasil.

Trazendo formas diferentes de falar de violência, mais um grande destaque do álbum é “La Bala”, que narra o passo a passo que uma bala realiza desde o momento do disparo de uma arma e os detalhes que envolvem um tiro, um pouco desde a perspectiva do projétil. Essa letra é utilizada para criticar o excesso de agressividade encontrado em lugares onde há poucas iniciativas com objetivos de melhorar a qualidade de vida e trazer justiça social.

Apesar de bater o recorde de prêmios ganhos, curiosamente, esse é o único entre os quatro álbuns já indicados ao Grammy — o dos EUA, e não o Latino — que não ganhou. Talvez os jurados não tenham gostado muito das letras anti imperialistas…

Entren Los Que Quieran – Calle 13

Ano: 2010

Gênero: Urbano

País: Porto Rico/EUA

Música de destaque: Latinoamérica

Música favorita: Baile de los pobres

CONFIRA OS 100 MELHORES ÁLBUNS EM ESPANHOL

Autor: Isabela Guiaro

Jornalista e content writer. Fiz pós-graduação em Globalização e Cultura e, durante o curso, desenvolvi pesquisas sobre identidade nacional e cultura latino-americana. Apaixonada pelo idioma espanhol desde os 5 anos de idade, meu objetivo é disseminar a cultura hispana no Brasil. Também sou professora de espanhol nas horas vagas!

Deixe um comentário