Parte da lista 100 melhores álbuns em espanhol criada pelo Exclamación
Este foi um álbum complexo de colocar entre os melhores em espanhol, considerando que 90% do disco é instrumental. Porém, por se tratar de um grupo peruano e devido ao fato de que os nomes das faixas são em espanhol, ele se tornou elegível para ingressar na lista.
A cumbia surgiu na Colômbia e logo se espalhou em várias partes da América Latina, em especial o Peru. Na década de 1960, alguns grupos começaram a testar o gênero e experimentar novas formas de tocá-lo, mas foram Los Destellos os responsáveis por lançar o primeiro disco de cumbia peruana, em 1968.
Indo muito além dos sons tradicionais desse ritmo, os peruanos apelaram para um lado mais psicodélico e com um fundo de música pop e rock, guiados pelas intervenções do guitarrista Enrique Delgado — o que trouxe um tom totalmente original para o que a banda estava fazendo, em relação a outros músicos da época.
A música de Los Destellos veio a ser pioneira na formação do gênero chicha peruana — cumbia com guitarras elétricas e sintetizadores. É por isso que o álbum, mesmo sendo instrumental em maior parte, precisava estar nesse compilado.
Los Destellos – Los Destellos

Ano: 1968
Gênero: cumbia
País: Peru
Música de destaque: Guajira Psicodélica
Música favorita: A Patrícia
