7 documentários sobre a maconha na América Latina

A maconha, assim como outras drogas, ainda é muito estigmatizada até os dias de hoje. Há pessoas que são contra e outras que são a favor do uso delas. No caso da maconha, há estudos que afirmam o lado bom e ruim da erva, como o caso de uso para doenças. 

Dessa forma, trouxemos 5 documentários para refletir sobre a maconha, como a proibição e a liberação do uso dela afeta a sociedade, entre outros. 

Documentários sobre a cannabis 

Ainda no século XXI, a maconha é um assunto tabu, que traz diversas opiniões, preconceitos e pessoas a favor do uso da erva. Por isso, veja a lista de 7 documentários que tratam do assunto da maconha.

La Planta

Neste documentário brasileiro, uma equipe viaja até o Uruguai para conversar com pessoas que estudam e têm experiência com a maconha para uso medicinal. O filme conta com a participação de cultivadores, produtores artesanais, empreendedores de todas as escalas, além de pacientes, médicos, biólogos, químicos e associações.

Mariguana Mexicana

Enquanto os Estados Unidos e Canadá liberaram a maconha para uso médico e recreativo, o México segue pagando caro pela proibição da erva. No documentário, são visitados os campesinos no Norte da Serra e Guerrero, estado mexicano. Além disso, o filme traz as opiniões de usuários e associações que promovem regulamentos para aprovação da maconha.  

Cannabis en Uruguay

Este documentário retrata como foi o processo que o Uruguai viveu para a aprovação da maconha no país, desde a proposta do governo até a legalização. Além disso, o filme traz um panorama das circunstâncias políticas, sociais e culturais que o país atravessava para mudar o paradigma nas políticas de drogas e narcotráfico. 

O Rei da Cannabis

O Rei da Cannabis acompanha Arjan Roskam, criador de algumas cepas de maconha mais famosas do mundo — como White Widow (Viúva Branca), Super Silver Haze, entre outras — por mais de 20 anos. Além disso, a equipe do documentário foi até a Colômbia para procurar três dos mais raros tipos de maconha do país. 

Cannabis Country

Antes da legalização da maconha no Uruguai, o ativista Juan Vaz foi preso por plantar maconha. Quando foi solto, lutou para mudar a lei e organizar produtores e vendedores.

Traigan El Porro: Misión no oficial

Um farmacêutico uruguaio e sua mãe viajam para os Estados Unidos com a missão secreta de obter 50 toneladas de maconha para abastecer o país. O chefe dessa missão maluca é o presidente José Mujica.

Una Historia de la Prohibición

Em outubro de 2016, Eric Sepúlveda foi preso em Córdoba por porte de óleo de maconha medicinal. Ele é transferido para uma prisão de segurança máxima e pode ser condenado a 15 anos de prisão. 

Em Buenos Aires, o jornalista Martín Armada se envolve no caso. Por que as drogas foram proibidas na Argentina? O que acontece em países com um modelo alternativo como o Uruguai? “Uma história da proibição” é uma história pessoal e uma viagem pelos principais marcos da guerra às drogas na Argentina e no mundo.

Para conhecer outros assuntos sobre a América Latina, continue lendo o Exclamación

Autor: Beatriz Gouvêa

Jornalista de formação e amante da cultura hispana desde criança. Passo a maior parte do tempo escutando música em espanhol e cresci assistindo novela mexicana. Meu sonho é fazer um tour pela América Latina.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s