Música latina em novelas brasileiras

Novelas são uma tradição no Brasil, atravessando décadas, mudando opiniões sociais, além de trazer influência na moda e inovar o cenário musical. Muitos cantores passam a ser mais conhecidos a partir do momento em que suas músicas são tocadas nos folhetins, um exemplo disso são os cantores latinos.

Apesar de já fazerem sucesso em países de fora, muitos cantores de origem latina entraram no país por meio de músicas que foram transmitidas em novelas brasileiras, você sabia? 

Mesmo o Brasil sendo um país que faz parte da América Latina, muitas pessoas acabam conhecendo cantores e a cultura por intermédio das novelas, por ser um meio que atinge de forma mais rápida a camada da população e chega em lugares que talvez outros meios de comunicação não cheguem. Saiba mais lendo este artigo:       

Músicas latinas que fizeram sucesso nas novelas brasileiras

Músicas em novelas não servem apenas para embalar cenas específicas, mas também para torná-las conhecidas no país, consequentemente transformando os cantores dessas músicas famosos por aqui. Um exemplo é a cantora colombiana Shakira, que ficou popular no Brasil após ter sua música “Donde Estás Corazón” na novela “Salsa e Merengue” (1996).

Salsa e Merengue, inclusive, contou com diversas músicas em espanhol, entre elas “María” de Ricky Martin, “Sólo se Vive una Vez” de Azucar Moreno, “Dáme” de Luis Miguel, “Moliendo Café / Tequila” do grupo mexicano Mestizzo e “Solamente tu Amor” do cantor porto-riquenho Chayanne.

Além de “Salsa e Merengue”, outras telenovelas incluíram músicas latinas em suas trilhas sonoras, como “Explode Coração” (1995), com a famosa música “Macarena” do grupo Los Del Rio, posteriormente ganhando uma versão lambada. Outra canção que também esteve presente na novela foi “Estoy Enamorado” de Donato e Estéfano, chegando a ganhar uma versão brasileira na voz de João Paulo e Daniel, mas isso é assunto pra outro texto… 

Falando em Donato e Estéfano, outra música da dupla que fez muito sucesso foi na novela “Por Amor” (1997), com “Mi Dios y Mi Cruz”. Já na novela “Mulheres Apaixonadas” (2003), duas músicas latinas estiveram na trilha sonora, sendo elas “Te Dejo Madrid”, da Shakira e “Vivir Sin Aire”, da banda mexicana Maná.

Para conhecer outras músicas de origem latinas que estiveram em trilhas sonoras de novelas, veja a lista abaixo: 

Mico Preto (1990)

Fría Como El Viento – Luis Miguel

Deus nos Acuda (1992)

La Barca – Luis Miguel

De Corpo e Alma (1992)

Romance Rosa – Juan Luis Guerra

Sonho Meu (1993)

Con Los Años Que Me Quedan – Gloria Estefan

Tropicaliente (1994)

Conga – Gloria Estefan

Quien Me Tienda La Mano – Pablo Milanés

Años – Mercedes Sosa & Pablo Milanés

Viviré – Juan Luis Guerra

La Gota Fría – Carlos Vives

El Día Que Me Quieras – Luis Miguel

Oye Como Va – Santana

El Reloj – Francisco Xavier

De Que Callada Manera – Ana Belen & Pablo Milanés

Canción Unidad – Pablo Milanés

Anjo Mau (1996)

Besame Mucho – Luis Miguel

Torre de Babel (1998)

Por Arriba, Por Abajo – Ricky Martin

Kubanacan (2003)

Carnavalera – Havana Delirio 

Quizás, Quizás, Quizás – Emmanuel

Contigo Aprendi – José Feliciano

No Me Platiques Más – Cristian Castro

Mezcla – Rio Salsa

La Puerta – Luis Miguel

El Hombre Que Yo Amé – Omara Portuondo

América (2005)

Por Un Beso – Gloria Estefan

A Lua me Disse (2005)

Nos Hizo Falta Tiempo – Luis Miguel

Belíssima (2005)

Usted – Luis Miguel

Páginas da Vida (2006)

Juanes – Para Tu Amor

A Favorita (2008)

Pa’ Bailar – Bajafondo

Morde e Assopra (2011)

Rabiosa – Shakira feat. Pitbull

Aquele Beijo (2011)

Antes de Las Seis – Shakira

Flor do Caribe (2013)

Juanes – És Por Ti

Mi novia se me esta Poniendo Vieja – Ricardo Arjona

Sabia Manera – Juan Luis Guerra

A Força do Querer (2017)

Despacito – Luis Fonsi feat. Daddy Yankee

Pega Pega (2017)

La Bicicleta – Carlos Vives feat. Shakira

Cantores latinos cantando em inglês

Porém cantores de origem latina não cantaram apenas em espanhol nas novelas brasileiras, muitos deles entraram no país cantando em inglês. Como o caso dos irmãos mexicanos Jesse & Joy, que apareceram na trilha sonora de Malhação (2016), com a versão em inglês de “Ecos de Amor (Echoes of Love)”.

Outra cantora latina que tocou em Malhação (2003) foi a também mexicana Thalia, com “I Want You”. O hit a deixou mais popular, já que muitas pessoas a conheciam pelas novelas protagonizadas e transmitidas no Brasil. 

Como citada anteriormente, Shakira é figurinha carimbada nas trilhas sonoras de novelas, porém em “O Clone” (2001), a cantora tornou-se conhecida pela nova geração com a música “Whenever, Wherever”, fazendo com que muitas meninas e mulheres até fizessem a dança do ventre tanto por influência da novela quanto por sua música.

Músicas de origem espanhola nas novelas

Não são apenas músicas de origem latina que já tocaram em novelas brasileiras, cantores espanhóis como Alejandro Sanz e Enrique Iglesias também já fizeram parte dessas trilhas sonoras.

Alejandro Sanz esteve presente em “Torre de Babel” (1998), com o clássico “Corazón Partío”. No ano seguinte, a música “Y ¿Si Fuera Ella?” tocou na novela “Suave Veneno” (1998). No mesmo ano, outra música de Alejandro participou da novela “Vila Madalena” (1999), sendo a escolhida “¿Lo Ves?”. 

Outro cantor espanhol que também embalou diversas trilhas de novela foi Enrique Iglesias. Alguns exemplos são a música “Solo En Ti”, que esteve presente na novela “Anjo Mau” (1997). Já em 1998, a música “Esperanza” tocou na novela “Meu Bem Querer”.

Gostou de conhecer músicas latinas que já tocaram nas novelas brasileiras? Compartilhe com amigos para eles conhecerem ou relembrarem essas trilhas sonoras, e não deixe de acompanhar outras matérias do Exclamación, até a próxima!

Aproveite e escute as músicas mencionadas nesta playlist!

Autor: Beatriz Gouvêa

Jornalista de formação e amante da cultura hispana desde criança. Passo a maior parte do tempo escutando música em espanhol e amo tudo o que envolve o universo latino.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s