Pura Vida: a expressão costarriquenha mais popular do país

Na Costa Rica, a população não usa os tradicionais “bom dia/tarde/noite” ou qualquer outro cumprimento que conhecemos. Ao invés disso, eles usam “Pura Vida”. A frase pode ser utilizada para agradecer, dizer como está o estado no dia, sendo substituída pelo “muito bem”. 

 A expressão tornou-se popular, fazendo com que até turistas fiquem interessados por esse dito tão diferente e animado. Para conhecer mais sobre o assunto, continue lendo o texto. 

Origem de “Pura Vida”

Alguns estudiosos sugerem que a expressão começou a ser usada no final da década de 1940, e a partir daí, se transformou na entrada principal dos ‘ticos’ — costarriquenhos. 

A origem pode ter acontecido pelo filme mexicano, de 1955, de mesmo nome. O longa foi dirigido por Gilberto Martínez Solares e protagonizado por Antonio Espino e Mora e Ramón Valdés —  o Sr. Madruga, do Chaves.

  No filme, o personagem usava da expressão em tom de comédia, havendo uma rápida identificação da população com o longa-metragem. 

Nos anos 90, o Instituto Costarriquenho de Turismo realizou uma grande campanha nacional e internacional com o intuito de atrair turistas para o país, utilizando de vídeos, cartazes e outras publicidades, acompanhada do slogan. 

A frase fez tanto sucesso nesse setor que até os dias de hoje é usada para convidar estrangeiros para o país, mostrando as belezas naturais e valorizando os principais pontos da Costa Rica. 

Qual o significado de “Pura Vida”?

Mas, o que significa “Pura Vida”? A expressão denota saber desfrutar da vida em qualquer circunstância. É ter consciência que a vida é o que fazemos dela, além de apreciar as coisas mais simples, com felicidade e otimismo.  

De acordo com uma pesquisa feita em 2012 pela organização Happy Planet Index, a Costa Rica é um dos países mais felizes e um dos maiores índices de esperança.

Isso porque, quando comparados à população de outros países, os costarriquenhos são pessoas mais relaxadas no que diz respeito aos problemas do dia a dia, consequentemente fazendo-os ver a vida de uma maneira mais simples.

A frase, inclusive, chegou a ser usada em eventos populares, como os Jogos Centro-Americanos de 2013, realizados em San José, na Costa Rica. O espetáculo de inauguração foi chamado de “Pura Vida”, fazendo referência ao famoso bordão. 

A expressão é usada em publicidade por empresas nacionais que reivindicam sua origem nacional, como cerveja ou colchões, que desejam bloquear marcas estrangeiras em um ambiente globalizado, ou por marcas transnacionais que tentam entrar na Costa Rica como um novo mercado.

Hoje, a expressão está intrinsecamente ligada à língua e à cultura costarriquenha que constitui uma “marca grupo-comunidade” que transcende fronteiras e mostra a forma particular como os costarriquenhos veem o mundo.

Um exemplo do posicionamento global da expressão foi expresso pelo diretor técnico do Real Madrid, Zinedine Zidane, quando conquistou a terceira copa consecutiva da Liga dos Campeões.

 Em coletiva de imprensa transmitida para todo o mundo, ele disse: “Não temos palavras… Estamos aqui para viver isso, e isto é pura vida, pura vida, como dizem os jogadores e tem que aproveitar o momento”, em clara referência à simpatia pelo guarda-redes costarriquenho Keylor Navas. 

“Pura Vida Mae” – outra frase comum usada na Costa Rica

Além do “Pura Vida”, os costarriquenhos também usam a expressão “Pura Vida Mae”, que é utilizada pelo povo em manifestação a um nível maior de confiança entre si.

A palavra ‘mae’ pode significar diversos conceitos, porém, neste caso específico, quer dizer amigo. A frase é empregada entre amigos e conhecidos, sendo habitualmente aplicada entre os mais jovens. 

Quando os habitantes locais da Costa Rica querem referir-se a alguém que não conhecem, costumam utilizar também a expressão “mae” para o fazer. 

Agora que você já sabe de tudo isso, quando for ao país, adote o “Pura Vida” para conversar com os habitantes.

Para continuar conhecendo a cultura de países que falam espanhol, leia outras matérias do Exclamación!

Autor: Beatriz Gouvêa

Jornalista de formação e amante da cultura hispana desde criança. Passo a maior parte do tempo escutando música em espanhol e amo tudo o que envolve o universo latino.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s