5 músicas hispanas sobre as festas de fim de ano

Com a chegada do Natal e Ano Novo, diversas formas de celebrar o feriado fazem parte do ambiente mundial – e com os países hispânicos não seria diferente. Através da música, se mantém as tradições e se representa a cultura de um povo. 

Hoje, vamos enumerar cinco canções presentes na festividade natalina e na transição dos anos hispanos. Vem conferir!

Feliz Navidad, de José Feliciano

Quem não conhece a música que mistura o espanhol e inglês em um ritmo natalino? José Feliciano, porto-riquenho radicado nos Estados Unidos, é o compositor e intérprete desta canção que marcou a história da música.

Fiesta de Navidad, de Celia Cruz e La Sonora Matancera

Esta música da cubana Celia Cruz conta um pouco sobre os costumes nas festas do país. Em “Prepárate Manuela / y mata el lechoncito / calienta la cazuela / y búscame un traguito” (Se prepare Manuela / e mate o porquinho / aqueça a caçarola / e me traga uma bebida), a cantora descreve a tradição da ceia de ter carne de porco como prato principal.

Saya de Navidad, de Amadeus

Esta cantiga natalina, performada pelo grupo infantil Amadeus, traz o ritmo tradicional do folklore latinoamericano, marcado pelas flautas e percussão, musicalidade típica dos povos andinos.

Los Reyes Magos, de Mercedes Sosa

A maior cantora do folklore argentino, Mercedes Sosa, transforma em música a história dos Três Reis Magos, presente na Bíblia, e que faz parte das festas tradicionais dos países hispânicos, comemorado no dia 6 de janeiro.

Esta Navidad, de Gloria Trevi

A cantora mexicana Gloria Trevi canta sobre a volta de um amor em “Esta Navidad”. Veja um trecho da letra desta canção: “Le pedí a la estrella de Belén / Que le pidiera al niño Dios / Que te deje volver de donde quiera que estés / Pues si no tengo tu abrazo, no sé como explicarlo / Pero esto, no es navidad” (Eu pedi à uma estrela de Belém / Que pedisse ao menino Deus / Que deixe você voltar de onde quer que esteja / Pois se não tenho teu abraço, não sei como explicar / Mas isto, não é Natal)

BÔNUS: Campana sobre campana, cantiga natalina tradicional

Uma das cantigas tradicionais dos países que falam espanhol é a música Campana Sobre Campana. A canção teve diversas versões através dos anos, versões até mesmo em espanhol e inglês, mas uma das mais famosas é a do premiado grupo mexicano RBD.

Conheça as tradições de fim de ano de todos os países falantes da língua espanhola no nosso post de domingo. Já ouviu alguma dessas canções? Não deixe de acompanhar o Exclamación para mais informações sobre festas e cultura hispânica!

Autor: Amanda Clepf

Analista de mídias sociais e entusiasta da cultura e política hispânica. Gosto de debater e iniciar conversas. Simplemente enamorada por la história de Argentina.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s