10 maiores vencedores do Grammy Latino

O Grammy Latino é a mais importante premiação da música e é um reconhecimento que destaca o trabalho dos artistas hispânicos, já que é um mercado que cresceu muito nos últimos anos e esse crescimento exigia uma premiação dedicada aos músicos latinos. 

Ao longos das últimas décadas diversos artistas ganharam um (ou vários) prêmios, porém há cantores que ganharam tantas vezes que trouxemos uma lista dos 10 maiores vencedores do evento. Vem saber quem são eles neste texto.

Artistas que mais ganharam Grammy Latino

Os músicos hispânicos vem se destacando há anos, mostrando como a cultura latina é vasta. E muitos deles trazem consigo na bagagem costumes de cada país, com suas canções sobre amor, os protestos que trazem em suas letras sobre o que acontece nos países latino-americanos, entre outros.

Além disso, vencer categorias importantes no Grammy Latino mostra que a arte hispânica é importante não só para a América Latina, mas para o mundo. Conheça os maiores ganhadores da premiação.

1 – Calle 13

O trio de cantores de Porto Rico já venceu 28 vezes ao Grammy Latino, tanto nas categorias principais quanto nas secundárias. Além disso, o álbum Entren los que quieran é o mais premiado na história do Grammy Latino, tendo ganhado 9 prêmios, em 2011.

2 – Juanes 

O cantor colombiano já recebeu o Grammy Latino 25 vezes durante os anos da premiação, sendo eles Personalidade do Ano, em 2019, Álbum do Ano, Gravação do Ano, entre outros. Além de ganhar na categoria Melhor Canção Alternativa, com a música “Amárrame”, em parceria com a cantora chilena Mon Laferte. 

3 – Juan Luis Guerra

Juan Luis Guerra já recebeu o megafone mais importante da música 24 vezes, sendo elas nas categorias principais e também nas outras, como Personalidade do Ano, em 2017. 

4 – Alejandro Sanz 

Alejandro Sanz é outro cantor que ganhou o Grammy Latino muitas vezes, sendo 23 no total. Tendo obtido o prêmio em diversas ocasiões, várias delas nas categorias principais. O cantor espanhol também já ganhou prêmio por uma parceria com a cantora Shakira, pela música La Tortura. 

5 – Carlos Vives e Edgar Barrera

Carlos Vives, cantor colombiano, já recebeu o Grammy Latino 14 vezes ao longo da premiação. O último foi com Vives, na categoria Melhor Álbum Tropical Contemporâneo, em 2018.

Já Edgar Barrera, compositor, produtor, engenheiro de gravação e músico, também venceu 14 vezes. Entre os artistas latinos, ele já trabalhou com Shakira, Maluma, Camilo e Prince Royce.

6 – Rubén Blades e Carlos Álvarez

Rubén Blades é um músico panamenho e venceu 13 Grammys Latino, entre eles o Salsa Big Band, em 2017, nas categorias Álbum do Ano e Melhor Álbum de Salsa. O CD foi feito em parceria com Roberto Delgado & Orquestra. 

Carlos Álvarez é um barítono — voz masculina intermediária, que se encontra entre as extensões vocais de baixo e tenor. O artista já recebeu 13 prêmios e um deles foi na categoria Melhor Álbum de Música Clássica, com o álbum Albéniz: Merlin.

7 – Shakira

Shakira já venceu 11 vezes na premiação, sendo a artista feminina que mais ganhou o Grammy Latino, tanto que esse dado a fez entrar no Guinness Book, em 2018. A última vez que a cantora ganhou o prêmio foi na categoria de Melhor Álbum Pop Latino, com seu álbum El Dorado. 

8 – Natalia Lafourcade, Caetano Veloso e Maná 

A cantora mexicana Natalia Lafourcade já recebeu 10 vezes o Grammy Latino. Nas categorias principais, ela ganhou duas vezes pela canção Hasta La Raiz. Já seu último prêmio foi com o álbum Musas: Un Homenaje al Folclore Latinoamericano en Manos de Los Macorinos, Vol 2, na categoria Melhor Álbum Folclórico, em 2018. 

Caetano Veloso também já ganhou 10 vezes na premiação, uma delas sendo como Personalidade do Ano, em 2012. Outro prêmio dele foi em Melhor Canção Brasileira, em 2014, com a música “A Bossa Nova É Foda”.

Um grupo que já ganhou 10 vezes foi a banda mexicana Maná. O primeiro prêmio veio em Gravação do Ano, com “Corazón Espinado”, em 2000. Eles também já receberam o prêmio de Personalidade do Ano, em 2018. 

9 – Café Tacvba, Banda El Recodo e Joan Sebastian

O grupo de rock Café Tacvba já venceu o Grammy Latino 8 vezes, uma delas sendo na categoria Melhor Álbum de Música Alternativa, em 2017, pelo álbum Jei Beibi.

O grupo mexicano de Sinaloa, Banda El Recodo também acumula 8 prêmios ao longo dos anos, sendo a maioria na categoria Melhor Álbum de Música Banda.

Já o cantor Joan Sebastian, morto em 2015, chegou a receber 8 prêmios. Sendo o último em 2008, na categoria Melhor Canção Regional Mexicana, por “Estos Celos”. 

10 – Rosalía, Emilio Estefan, Daddy Yankee e Jesse & Joy

A cantora espanhola Rosalía já recebeu 7 prêmios, sendo 4 deles em 2019, nas categorias Álbum do Ano e Melhor Álbum Vocal Pop Contemporâneo, por El Mal Querer; Melhor Arte de Capa, também com o álbum El Mal Querer e Melhor Canção de Música Urbana, com a música “Con Altura”. 

Entre os 7 prêmios que Emilio Estefan já ganhou, estão Produtor do Ano, em 2000, e Personalidade do Ano, no mesmo ano. Estefan é um dos produtores mais importantes da música latina.

Um dos pioneiros no reggaeton, Daddy Yankee, é outro artista que já ganhou 7 Grammys Latino. A maioria delas nas categorias de música urbana. Já venceu sozinho, como na música “Dura”, em 2018, mas também em parcerias, como em “Despacito”, com Luis Fonsi, em 2017.

Já os irmãos mexicanos Jesse & Joy também receberam 7 prêmios. A carreira da dupla começou em 2006 e em 2007 ganharam na categoria Melhor Artista Revelação. De lá pra cá, eles acumulam várias indicações e algumas vitórias, sendo a última em 2016, na categoria Melhor Álbum Vocal Pop Contemporâneo, com o álbum Un Besito Más.

Gostou de saber os maiores vencedores do Grammy Latino? Acesse outras matérias do Exclamación e saiba outras curiosidades e informações sobre países latinos. 

Autor: Beatriz Gouvêa

Jornalista de formação e amante da cultura hispana desde criança. Passo a maior parte do tempo escutando música em espanhol e amo tudo o que envolve o universo latino.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s