Parte da lista 100 melhores álbuns em espanhol criada pelo Exclamación
Lançado em 1994, o álbum revisita clássicos da música mexicana, como “Luz de Luna” de Álvaro Carrillo e “Cruz de Olvido” de Juan Zaizar, oferecendo interpretações únicas que refletem o espírito combativo e desafiador de Chavela Vargas. Chega a ser surpreendente, também, que uma cantora tão mexicana tenha, na verdade, nascido na Costa Rica.
O que torna La Llorona um trabalho tão poderoso é a maneira como Chavela Vargas consegue transformar cada canção em uma narrativa pessoal. Especialmente porque interpretar a faixa-título não é para qualquer um — mas ela o faz com maestria. Mais que um lamento, que é o que a letra propõe, ela traz uma sensação de dor e vazio que permite o ouvinte a se colocar no lugar da chorona.
A sonoridade do álbum é marcada pela simplicidade, com o minimalismo instrumental de guitarra que dá espaço à sua voz, que parece carregar o peso de uma vida de desafios e solidão.
La Llorona – Chavela Vargas

Ano: 1994
Gênero: regional mexicano
País: México
Música de destaque: La Llorona
Música favorita: Cruz de Olvido
