66 parcerias entre brasileiros e artistas latinos e espanhóis

Há décadas, os músicos do Brasil flertam com a música latina. A fusão de ambos mercados musicais foi capaz de criar registros incríveis que mostram que os idiomas português e o espanhol deveriam se juntar mais vezes.

As parcerias, aliás, são formas interessantes de trazer a música em espanhol para o Brasil, já que mostra ao público dos artistas nacionais que existem cantores bastante talentosos lá fora. Veja só essa lista com 66 parcerias entre brasileiros e artistas latinos e espanhóis! E, no final do post, salve nossa playlist no Spotify com todas as canções mencionadas,

  1. Mercedes Sosa e Milton Nascimento

Mercedes Sosa e Milton Nascimento foram praticamente pioneiros da união entre brasileiros e hispanos. “Volver a Los 17”, ao vivo em 1984, é uma versão da argentina com nosso grande da MPB de uma canção original da chilena Violeta Parra.

Aliás, essa não é a única parceria da dupla. Também há canções como “Corazón Americano” e “Sueño Con Serpientes”.

  1. Shakira e Ivete Sangalo

Depois de cantarem “País Tropical” no Rock In Rio 2011, Shakira e Ivete Sangalo decidiram fazer uma parceria. “Dançando” foi gravada quase às escondidas, já que as gravadoras da colombiana e da baiana são diferentes.

  1. Julieta Venegas e Marisa Monte

Quando Julieta Venegas disse durante um show em São Paulo que o portunhol era a língua do futuro, era sobre “Ilusión” que ela queria dizer. Mesclando letras em português e espanhol, essa parceria da mexicana com Marisa Monte, lançada no MTV Unplugged em 2008, é um charme.

  1. Roberto Carlos e Julio Iglesias

Quando dois reis se encontram, obviamente acontece mágica. Em 1989, Roberto Carlos e o espanhol Julio Iglesias se juntaram para cantar “Solamente Una Vez”, um bolero clássico do mexicano Agustín Lara.

  1. Thalía e Pabllo Vittar

A mexicana já era bastante popular aqui no Brasil desde os anos 1990, principalmente por conta de suas icônicas novelas que passaram no SBT. Em 2020, lançou “Tímida” com um dos principais nomes do pop brasileiro, Pabllo Vittar.

  1. Enrique Iglesias e Luan Santana

“Bailando” foi um enorme sucesso em 2015 em todo o mundo. Por conta disso, o espanhol Enrique Iglesias achou interessante convidar um brasileiro, que no caso foi Luan Santana, para fazer uma versão em português.

  1. Anitta e J Balvin

Anitta e o colombiano J Balvin já firmaram várias parcerias ao longo dos últimos anos. O que começou com o remix de “Ginza”, em 2016, também acabou virando “Downtown” em 2017, “Machika” em 2018 e “Bola Rebola” em 2019.

  1. Paulinho Moska e Jorge Drexler

Falando em parcerias entre brasileiros e latinos que já renderam muita coisa, é impossível deixar de mencionar Paulinho Moska e o uruguaio Jorge Drexler. “La Edad del Cielo”, “Dos Colores: Blanco y Negro” e “O Jardim do Silêncio” foram lançadas no disco do brasileiro “Tudo Novo de Novo” em 2003.

  1. Mercedes Sosa e Daniela Mercury

Essa parece uma parceria inusitada, não é mesmo? Em 2009, a argentina lançou o álbum duplo “Cantora”, que trouxe uma série de duetos, incluindo “O Que Será”, clássico de Chico Buarque.

  1. Maluma e Nego do Borel

Na tentativa de se aproximar mais ao mercado musical brasileiro, o colombiano Maluma se juntou a Nego do Borel em 2018 para fazer uma versão em espanhol do sucesso “Você Partiu Meu Coração”.

  1. Maria Rita, Calle 13, Totó la Momposina e Susana Baca

Este é um clássico para os entusiastas da identidade latina. “Latinoamerica”, lançada em 2010 reúne artistas do Brasil, Porto Rico, Colômbia e Peru para cantar sobre a realidade da nossa região.

  1. Soledad e Paula Fernandes

A argentina Soledad canta folklore, gênero do país vizinho que muitas vezes se assemelha ao nosso sertanejo. Então, nada melhor do que se juntar com Paula Fernandes não é mesmo? “Sigo Siendo Yo” foi lançada em 2020.

  1. Maná e Thiaguinho

De cara, Maná e Thiaguinho pode parecer uma junção inusitada. Mas a verdade é que a banda mexicana várias vezes já mostrou seu apreço pela música brasileira, e esse é um dos casos “Lábios Divididos” é uma versão em português do clássico do grupo

  1. Natalia Lafourcade e Gilberto Gil

Em 2012, a mexicana Natalia Lafourcade gravou um disco com alguns famosos boleros de Agustín Lara. Para deixar “Farolito” ainda mais completa, convidou Gilberto Gil para que sua voz complemente a letra.

  1. Alejandro Sanz e Ana Carolina

Alejandro Sanz é outro artista que sempre demonstra muito carinho pela música brasileira. Em 2011, o espanhol convidou Ana Carolina para cantar “Irreptível” no disco “La Música No Se Toca”.

  1. Dulce María e Manu Gavassi

A mexicana Dulce María sempre agradece ao público brasileiro por demonstrar tanto carinho a ela desde a época em que ela estava com o RBD. Por isso, lançou uma versão em português de “Antes Que Ver El Sol” com Manu Gavassi, em 2012.

  1. Claudia Leitte e Ricky Martin

Em 2011, o porto-riquenho Ricky Martin lançou “Samba”, em parceria com Claudia Leitte. A música faz parte do álbum do cantor Más Música + Alma + Sexo.

  1. Juan Luis Guerra e Tania Mara

O dominicano Juan Luis Guerra é o autor da versão original de “Borbulhas de Amor” do Fagner. Desde os anos 1990 se aproxima bastante ao mercado brasileiro e, em 2006, lançou “Que Me Dê Seu Carinho” com Tania Mara.

  1. Roberto Carlos e Alejandro Sanz

Como já foi dito, Alejandro Sanz gosta muito de artistas brasileiros. Então, é claro que não poderia faltar uma parceria com Roberto Carlos. “Esa Mujer” foi lançada em 2018.

  1. Lali e Pabllo Vittar

Dois ícones do pop latino atual, Lali e Pabllo Vittar mostram que Brasil e Argentina podem ser amigos, sim! “Caliente” foi lançada em 2018 e seu clipe foi gravado no Rio de Janeiro.

  1. Prince Royce e Michel Teló

“Darte Un Beso” do nova-iorquino filho de dominicanos Prince Royce já era um grande sucesso nos países hispanos. Então, para chegar ao mercado brasileiro, foi feita uma versão em português com Michel Teló, em 2014.

  1. Belinda e Luan Santana

Em uma das visitas promocionais de Belinda no Brasil, ela e Luan Santana se conheceram. Em 2010, a cantora foi convidada para participar da gravação de seu DVD, cantando “Meu Menino, Minha Menina”.

  1. Alejandro Sanz e Ivete Sangalo

Alejandro Sanz e Ivete Sangalo é uma das grandes amizades da música. Em 2007, o espanhol participou do DVD da baiana para cantar “Corazón Partío”. Em 2013, ambos gravaram o dueto “Não Me Compares” e, em 2018, ele voltou ao Brasil para cantar “Quisiera Ser” com a cantora.

  1. Shakira e Carlinhos Brown

Saudades do clima de Copa do Mundo aqui no Brasil, não é mesmo? A colombiana Shakira é a rainha dos temas desse evento e convidou Carlinhos Brown para dar uma cara mais brasileira a “La La La (Brazil 2014)”.

  1. Anitta e Maluma

Um dueto muito apreciado pelos brasileiros fãs de música urbana é o de Anitta e Maluma. “Sim Ou Não” marcou a entrada do colombiano no Brasil, além de ter sido importante para impulsionar a brasileira lá fora. Depois, os dois ainda se juntaram com Becky G para cantar “Mala Mía”.

  1. Maná e Jorge & Mateus

Assim como o dueto com Thiaguinho, a união de Maná com Jorge & Mateus trouxe uma versão em português de um clássico já antigo da banda mexicana. Dessa vez, foi “Você É Minha Religião”.

  1. Gloria Estefan e Só Pra Contrariar

Definitivamente por essa você não esperava. Alexandre Pires sempre gostou bastante do mercado hispano e, até hoje, é relativamente famoso em países vizinhos. Então, por que não unir o Só Pra Contrariar com a cubana Gloria Estefan? 

  1. Mercedes Sosa e Beth Carvalho

Lançada em 1986, “Eu Só Peço a Deus (Sólo Le Pido a Dios)” coloca em uma mesma música duas verdadeiras lendas da música latino-americana: Mercedes Sosa e Beth Carvalho.

  1. Pedro Guerra, Julieta Venegas e Lenine

O cantor Pedro Guerra convidou Lenine para cantar “Miedo” em seu álbum, lançado em 2013. No mesmo ano, o brasileiro convidou Julieta Venegas para cantar essa mesma música com ele em seu Acústico MTV.

  1. MC Fioti e J Balvin

O funk “Bum Bum Tam Tam” fez um sucesso tão grande que MC Fioti contou com a parceria de J Balvin para lançar um remix em espanhol, em 2018.

  1. Soledad e Zezé di Camargo

Para o álbum “Vivir Es Hoy” (2016), Soledad convidou Zezé di Camargo para cantar “Estrella Fugaz”. Ao vivo, a argentina chega a brincar cantando um pedaço do refrão em português, também.

  1. CNCO e Luan Santana

A boyband latina formada no reality show “La Banda”, diretamente de Miami, surpreendeu os fãs brasileiros em 2018 ao lançar um remix em português de “Mamita” com Luan Santana.

  1. Carlos Vives e Michel Teló

Michel Teló aproveitou bastante a época em que seu nome esteve em alta entre artistas internacionais. O colombiano Carlos Vives o convidou para cantar “Como Le Gusta a Tu Cuerpo” em 2013.

  1. Anahí e Zuzuka Poderosa

Depois de passar alguns anos sem lançar nenhuma música, Anahí decidiu retribuir todos aqueles brasileiros que a seguem desde a época do RBD e lançar “Boom Cha”, com Zuzuka Poderosa.

  1. Fito Páez e Paulinho Moska

Quando se fala de parcerias entre brasileiros e artistas latinos, este é um que não pode faltar. O argentino Fito Páez se juntou a Paulinho Moska e os dois gravaram um álbum inteiro juntos, lançando a versão em espanhol “Locura Total” e em português “Loucura Total”.

  1. Alejandro Sanz e Roberta Sá

E, mais uma vez, Alejandro Sanz aparece na nossa lista. Agora, com Roberta Sá. Ambos interpretaram “Bailo Con Vos”, presente no álbum do espanhol “La Música No Se Toca”.

  1. Mercedes Sosa e Caetano Veloso

Mercedes Sosa provavelmente já se juntou com quase todos os artistas que fizeram parte do movimento Tropicália, certo? Então, é óbvio que não poderia faltar um dueto com Caetano Veloso.

  1. Julio Iglesias e Daniel

Em 1993, Julio Iglesias lançou o álbum “Ao Meu Brasil”, com faixas em português homenageando o país que tanto o acolheu. Para deixar o disco mais completo, contou com uma parceria com Daniel: “Viver a Vida”.

  1. Jorge Drexler e Maria Rita

Outra parceria entre brasileiros e latinos que é muito apreciada é “Soledad”, de Jorge Drexler com Maria Rita. Lançada em 2006, faz parte do álbum do uruguaio “12 Segundos de Oscuridad”.

  1. Natalia Lafourcade e Rodrigo Amarante

No mesmo álbum já mencionado “Mujer Divina”, com músicas clássicas de Agustín Lara, Natalia Lafourcade trouxe mais uma parceria com um brasileiro: Rodrigo Amarante, com “Azul”.

  1. Luisa Sonza, Danna Paola e Aitana

Luisa Sonza se uniu à mexicana Danna Paola e à espanhola Aitana, com “Friend de Semana”. Uma incrível união de brasileiros com artistas latinos e espanhóis!

  1. Dulce María e Sofia Oliveira

A brasileira Sofia Oliveira convidou a mexicana Dulce María para o dueto “Me Beija (Bésame)”, lançado em 2018.

  1. Alejandro Sanz e Alexandre Pires

Como já mencionado, Alexandre Pires há anos vem cantando em espanhol para conquistar público na América Latina. “Sólo Que Me Falta” foi lançada em 2003, no álbum “Estrella Fugaz”, do brasileiro.

  1. CNCO e Zé Felipe

O single de estreia do grupo CNCO contou com uma versão em portunhol, junto ao brasileiro Zé Felipe. “Tan Fácil” está no primeiro álbum dos garotos de Miami, “Primera Cita”, lançado em 2016.

  1. Caetano Veloso e Jorge Drexler

O uruguaio Jorge Drexler é um grande fã de música brasileira. Portanto, uma parceria com Caetano Veloso é uma ótima maneira de unir essa paixão à criação de uma bela canção. “Bolívia” está no álbum “Bailar en la Cueva”, de 2014.

  1. Ava Rocha e Los Toscos

Filha de Glauber Rocha com a colombiana Paula Gaitán, Ava Rocha celebra suas raízes ao se juntar com Los Toscos, banda da cena indie de Bogotá. “Caminando Sobre Huesos” e “Lloraré, Llorarás” foram lançadas em 2020.

  1. Maná e Luan Santana

Em mais uma das aproximações da banda mexicana ao mercado brasileiro, Maná canta com Luan Santana, que também já se aventurou bastante com músicas em espanhol. “Porto do Amor” é uma versão em português de “El Muelle de San Blas”.

  1. Simone & Simaria e Karol G

A dupla sertaneja brasileira é uma das mais populares do país, enquanto a colombiana Karol G também é uma das artistas hispanas com maior visibilidade do momento. “La Vida Continuó”, lançada em 2020, mostra um pouco desse poder feminino.

  1. Carlos Vives, Gaby Amarantos e Monobloco

Gaby Amarantos junto ao Monobloco fez a música oficial da Copa do Mundo de 2014 pela Coca-Cola, “Todo Mundo”. Para a versão em espanhol, o colombiano Carlos Vives se juntou e foi criada “La Copa de Todos”.

  1. Juanes e Paula Fernandes

Para o MTV Unplugged, gravado em 2011, o colombiano Juanes convidou a brasileira Paula Fernandes para que, juntos, eles pudessem cantar “Hoy Me Voy”.

  1. Ivete Sangalo e Sebastián Yatra

Em 2018 tivemos mais uma parceria entre brasileiros e artistas latinos. Dessa vez, foi por conta de “Yo Te Vine a Amar”, de Ivete Sangalo com o colombiano Sebastián Yatra.

  1. Juan Luis Guerra e Daniela Mercury

O dominicano Juan Luis Guerra convidou Daniela Mercury para cantar “La Travesia”. O dueto faz parte do álbum “La Llave de Mi Corazón”, lançado em 2006.

  1. Ximena Sariñana e IZA

Dois nomes bastante populares entre jovens da América Latina se unem para cantar “Fácil de Amar (Chega Pra Cá)”. A mexicana Ximena Sariñana convidou IZA para participar de seu álbum “¿Dónde Bailarán Las Niñas?”, lançado em 2019.

  1. Greeicy e Anitta

Um dos grandes sucessos de 2018 foi “Jacuzzi”, parceria de Anitta com a colombiana Greeicy.

  1. Daniel e Thalía

Sabe aquele hino sertanejo dos anos 1990, “Estou Apaixonado”? Essa é uma regravação de uma original em espanhol, que a Thalía fez cover e lançou em 2010. Então, ela resolveu chamar Daniel para uma nova versão em português, em 2014.

  1. Djavan e Jorge Drexler

Mais uma vez Jorge Drexler aparece cantando com um artista brasileiro. O uruguaio se uniu a Djavan para cantar “Esplendor”, presente no álbum “Vesúvio” (2018).

  1. Alejandro Sanz e Paula Fernandes

Dois artistas que apareceram várias vezes nessa lista finalmente se unem em uma música só: Alejandro Sanz e Paula Fernandes se juntaram para cantar “A Que No Me Dejas” para o DVD do espanhol, na tour Sirope de 2015.

  1. Claudia Leitte e Daddy Yankee

Em 2016, Claudia Leitte decidiu apostar um pouco mais na sua carreira internacional e lançou “Corazón” em parceria com o rei do reggaeton, o porto-riquenho Daddy Yankee.

  1. Julio Iglesias e Zezé di Camargo

Também no álbum “Ao Meu Brasil” de 1993, Julio Iglesias convidou a dupla sertaneja Zezé di Camargo & Luciano para cantar “Dois Amigos”.

  1. Maná e Jota Quest

A última das versões em português da banda mexicana Maná foi “Raiando o Sol (Rayando el Sol)”, em parceria com o grupo braisleiro Jota Quest.

  1. Gloria Estefan e Carlinhos Brown

Em seu mais recente trabalho, o álbum “BRAZIL305”, lançado em 2020, Gloria Estefan homenageia a música brasileira. E, para isso, não poderia faltar uma parceria com um dos maiores artistas do nosso país. “Magalenha” conta com a participação de Carlinhos Brown.

  1. Greeicy e Naiara Azevedo

A colombiana Greeicy mais uma vez aparece com uma cantora brasileira, mas, dessa vez, trata-se de Naiara Azevedo. “Ela é Hit” foi lançada em 2020.

  1. Ivete Sangalo e Juan Luis Guerra

Juan Luis Guerra veio ao Brasil participar do evento Cidade do Samba em 2006, cantando com Ivete Sangalo “Não Tenho Lágrimas”.

  1. Ricky Martin e Dream Team do Passinho

Alguém queria Ricky Martin e funk na mesma música? Esta é, sem dúvidas, uma forma inusitada de trazer uma parceria entre brasileiros e artistas latinos. “Vida”, do porto-riquenho, ganhou uma nova versão em 2014 feita pelo Dream Team do Passinho.

  1. Maite Perroni e Thiaguinho

Outra cantora também muito grata pelo público que a acompanha desde a época do RBD é Maite Perroni. Junto a Thiaguinho, ela cantou “Inexplicable”, lançada em 2013.

  1. Angela Torres, Ara Malikian, Camila, Camilo, Carlos Rivera, Carlos Vives, Coti, Dani Martín, Diego El Cigala, Diego Torres, Dilsinho, Farruko, Fonseca, Gente De Zona, Ivete Sangalo, Jorge Villamizar, Kany Garcia, Lali, Leonel García, Leslie Grace, Manuel Turizo, Mau y Ricky, Nicky Jam, Pedro Capó, Prince Royce, Rauw Alejandro, Reik, Rubén Blades, Río Roma e Thalía

A Sony Music Latin reuniu diversos artistas para participar da regravação de “Color Esperanza”, com o objetivo de arrecadar fundos por conta da pandemia do Covid-19. Os brasileiros Ivete Sangalo e Dilsinho se uniram a grandes nomes como Carlos Vives, Fonseca, Gente de Zona, Diego Torres, Lali, Nicky Jam, entre outros.

Gostou da lista de parcerias entre brasileiros e artistas latinos e espanhóis?

Depois dessas 66 combinações de  brasileiros com artistas latinos e espanhóis, sendo que algumas delas trouxeram mais de uma música juntos, que tal ouvir tudo de uma vez? Para facilitar, o Exclamación colocou tudo em uma playlist só! E continue acompanhando nosso site!

Autor: Isabela Guiaro

Jornalista e analista de conteúdo em marketing digital. Fiz pós-graduação em Globalização e Cultura e, durante o curso, desenvolvi pesquisas sobre identidade nacional e cultura latino-americana. Apaixonada pelo idioma espanhol desde os 5 anos de idade, meu objetivo é disseminar a cultura hispana no Brasil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s