5 Curiosidades sobre o Festival Viña del Mar

O Festival de Viña del Mar, fundado em 1960, é um evento realizado no espaço Quinta Vergara, na cidade de Viña del Mar, no Chile. Ele atrai artistas de todo o mundo, independentemente do idioma que falam, e é conhecido por sua diversidade de gêneros musicais, incluindo pop, rock, ritmos regionais de diferentes países, baladas românticas, reggaetón, entre outros.

Além dos artistas famosos que se apresentam, o festival também promove sessões com humoristas entre os concertos e um concurso de talentos para novos artistas, muitas vezes contando com alguns dos próprios artistas convidados como jurados.

Veja só alguns dos acontecimentos de destaque dos últimos anos no Festival Viña del Mar

1. Shakira foi revelada dois anos antes de ser famosa pelo festival com o aval de Ricky Martin

Em uma edição do concurso, em 1993, o cantor Ricky Martin foi um dos jurados e votou em uma jovem participante que ele acreditava ter potencial. Essa participante era ninguém menos que Shakira, na época com 16 anos, dois anos antes de lançar o álbum que a tornaria mundialmente famosa, “Pies Descalzos”.

Na ocasião, ela ficou em terceiro lugar na competição.

Quatro anos depois, em 1997, a colombiana retornou ao festival — dessa vez, como artista reconhecida e com uma legião de fãs.

2. Gaviota de platino, o prêmio mais raro do festival

Os artistas que se apresentam no festival são premiados com base na votação e na ovação do público, além de reconhecimento por sua carreira e legado.

Os prêmios mais comuns são a gaivota de prata e a gaivota de ouro, mas há também a gaivota de platino, que apenas quatro artistas receberam ao longo dos mais de 60 anos de história do festival: o mexicano Luis Miguel e os chilenos Isabel Pantoja, Lucho Gatica e Los Jaivas.

Em 2017, houve controvérsia quando o público clamou por uma gaivota de platino para a cantora Mon Laferte desde a primeira música que cantou de seu show, mas o prêmio não foi concedido. O vídeo abaixo é do início de sua apresentação.

3. El Monstruo de la Quinta Vergara

O público que frequenta o festival é conhecido como “El Monstruo” (o monstro) porque suas reações às apresentações são extremas: ou as pessoas amam ou odeiam, deixando isso muito claro. A plateia pode implorar por bis dos artistas, mas também não hesita em vaiar e ridicularizar aqueles que cometem gafes no palco.

Para os artistas que são convidados para o festival, principalmente pela primeira vez, é muito importante o apoio do público. Isso é um termômetro para sua popularidade.

4. Xuxa e o festival Viña del Mar

Uma das histórias marcantes envolvendo o público foi durante a apresentação de Xuxa em 2000, quando, ao cantar “Ilariê”, a plateia começou a cantar uma versão paródia obscena da música. Ao perceber o que estava acontecendo, Xuxa interrompeu a apresentação.

Essa era sua segunda apresentação no Viña del Mar: a primeira havia acontecido dez anos antes, em 1990. Desde o ocorrido, ela não retornou mais ao Chile para fazer shows.

5. Artistas brasileiros que já se apresentaram no festival Viña del Mar

Recentemente, o festival ganhou notoriedade no Brasil por conta da participação de Anitta, que está na edição de 2024. Porém, essa não é a primeira vez que um artista brasileiro é convidado: outros nomes da nossa música que já estiveram na Quinta Vergara são Alexandre Pires, Rita Lee, Roberto Carlos, Fábio Jr., Sandy e Junior, É o Tchan, As Meninas, Axé Bahia, Leandro e Leonardo, Zezé Di Camargo e Luciano, Só Pra Contrariar e Angélica.

Autor: Isabela Guiaro

Jornalista e content writer. Fiz pós-graduação em Globalização e Cultura e, durante o curso, desenvolvi pesquisas sobre identidade nacional e cultura latino-americana. Apaixonada pelo idioma espanhol desde os 5 anos de idade, meu objetivo é disseminar a cultura hispana no Brasil. Também sou professora de espanhol nas horas vagas!

Deixe um comentário