7 músicas criadas durante os protestos no Chile

Em 17 de outubro de 2019 começou uma onda de protestos no Chile. O chamado “estalo social” se iniciou devido ao aumento das passagens de ônibus em Santiago e, devido à repressão policial, acabou ganhando mais apoio. Assim, os manifestantes passaram a envolver pautas mais sérias, como educação e saúde.

Também com a adesão da classe artística, foram criadas novas músicas de protesto chilenas, assim como foram regravados grandes clássicos. Conheça alguns dos principais hinos da manifestação!

Veja as principais músicas dos protestos no Chile

Os grandes nomes da música do país não só apoiaram os protestos no Chile, como também usaram o que acontecia como inspiração para a criação de sua arte. Confira alguns dos principais temas que viraram hinos entre os manifestantes!

  1. Cacerolazo – Ana Tijoux

Ana Tijoux é uma rapper chilena que sempre denunciou violências e problemas sociais em suas músicas. “Cacerolazo”, que significa “panelaço”, traz a ambientação e sonoridade desses protestos feitos de dentro de casa.

  1. El Derecho de Vivir en Paz

A icônica canção de Victor Jara, que foi um dos hinos durante a ditadura de Pinochet, ganhou uma nova versão durante as manifestações. 

Nela, se uniram Francisca Valenzuela Cami, Gepe, Camila Moreno, Moral Distraída, Fernando Milagros, Mon Laferte, Denisse Malebrán, Benjamín Walker, Fernando Milagros, Pedropiedra, C-Funk, Kanela (Noche de Brujas), Pollo (Santaferia), Lalo Ibeas (Chancho en Piedra), Consuelo Schuster, Augusto Schuster, Gianluca, Princesa Alba, Tommy Boysen, Joe Vasconcellos, Roberto Márquez (Illapu), Nano Stern, Javiera Parra, Eli Morris, Fran Straube (Rubio), Mariel Mariel, Paz Court e Manuel García.

  1. Plata Ta Ta – Mon Laferte

Chilena radicada no México, Mon Laferte também se inspirou nos protestos de 2019 para lançar uma música. O clipe ainda conta com a participação de Yalitza Aparicio, atriz indígena que estrelou o filme “Roma”, em 2018.

  1. Queremos El Reino – Camila Moreno

Com uma letra forte e que transmite o sentimento daqueles que fizeram parte dos protestos no Chile, Camila Moreno também traz um clipe poderoso e protagonizado apenas por mulheres.

  1. Al Final del Mundo – Francisca Valenzuela

A cantora de pop alternativo Francisca Valenzuela também cantou as dores do povo chileno em 2019. “Al Final del Mundo” conta com a participação de Claudio Parra, integrante da banda folclórica Los Jaivas.

  1. Renuncia – Sebastianismos

Sebastianismos é um chileno-mexicano radicado no Brasil, integrante da banda Francisco El Hombre. “Renuncia” traz um dos maiores pedidos dos chilenos durante os protestos: a renúncia do presidente.

  1. La Canción Es Protesta – Yorka

A dupla Yorka emociona com uma letra que transmite todo o sentimento dos protestos no Chile. “La Canción Es Protesta” ainda fala sobre a importância da arte nesse período: “Eu não canto por cantar, a música é um protesto. Se cantamos muitos mais, a música te responde”.

Gostou de conhecer as músicas que surgiram durante os protestos no Chile? Então continue lendo o Exclamación para saber mais sobre países hispanos! Aproveite e conheça as canções que denunciam problemas sociais sobre o México!

Autor: Isabela Guiaro

Jornalista e analista de conteúdo em marketing digital. Fiz pós-graduação em Globalização e Cultura e, durante o curso, desenvolvi pesquisas sobre identidade nacional e cultura latino-americana. Apaixonada pelo idioma espanhol desde os 5 anos de idade, meu objetivo é disseminar a cultura hispana no Brasil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s