5 momentos em que Eva Perón foi mencionada na cultura mundial

A líder política argentina Eva Perón, ou simplesmente Evita, foi (e ainda é) uma das mulheres mais adoradas da América Latina e do mundo. Através de seu trabalho social, a “mãe dos pobres” conquistou o coração de uma nação e mudou a história de seu país.

Nomearemos, em uma lista breve de cinco tópicos, momentos em que María Eva Duarte de Perón foi homenageada na cultura mundial.

1. Evita (1996)

Quem nunca ouviu falar do filme que contou com a participação da rainha do pop Madonna no papel de Evita?

O sucesso do cinematografia internacional é baseado na obra musical de Andrew Lloyd Webber e libreto de Tim Rice, que foi, originalmente, uma peça. Dividido em dois atos, o opera-rock conta a história de Eva Perón desde sua adolescência até o momento de sua morte. Estreou em 1978, na cidade de Londres, Reino Unido, e foi a primeira produção britânica a ganhar o Prêmio Tony na categoria Melhor Musical.

Chega na Broadway no ano seguinte com Patti LuPone no papel principal, eternizando a canção “Don’t Cry For Me Argentina”. A adaptação para o cinema, com a participação de Madonna e Antonio Banderas e direção de Alan Parker, porém, só se tornaria realidade mais de 15 anos depois.

O filme arrecadou cerca de $141 milhões de dólares americanos na sua estreia em 1996, além de ser indicado ao Oscar e Golden Globe. Contudo, não foi bem recebido pelos argentinos, que alegaram que a imagem de Evita havia sido “mais uma vez insultada”. Na premiere do filme em Buenos Aires, cerca de 50 pessoas se reuniram em frente ao Gran Rex, teatro usado para o evento, e gritaram “Viva Evita, Fora Madonna!”

2. Eva Perón, a verdadeira história (1996)

Lançado no mesmo ano que o filme americano, Eva Perón, a verdadeira história mostra um outro lado da narrativa.

O longa-metragem argentino, com direção de Juan Carlos Desanzo e roteiro de José Pablo Feinmann, conta a história de diferente ângulo – através da política. O peronismo, o levante militar e discursos extremos de ambas partes fazem com que a história se assemelhe a realidade e, consequentemente, relate a complexidade da política de um país.

A produção latino-americana foi premiada com 3 Cóndor – premiação cinematográfica argentina Cóndor de Plata – nas categorias Melhor Roteiro Original, Melhor Atriz e Melhor Direção Artística.

Com Esther Goris no papel de Evita, o filme começa com a indicação à vice presidência feita pela CGT em 1951. O enredo, cheio de flashbacks para total compreensão do espectador sobre a história da vida de Eva Perón, se desenvolve a partir do governo de Perón, representado por Víctor Laplace, e retrata a força desta líder do povo.

3. As Enfermeiras de Evita (2015)

O documentário musical relembra a história de quatro enfermeiras que estudaram e trabalharam na Escola de Enfermeiras da Fundação Eva Perón, misturando as memórias dessas moças com momentos musicais – cenas representadas pelas atrizes que fazem o papel de cada uma delas quando jovens. 

María Eugenia, María Luisa, Lucy e Dolores relatam como foi transformador para as mulheres da época a chegada do superior de enfermeiras, e qual caminho cada uma teve que tomar depois da morte de Evita e do golpe militar.

Com direção de Marcelo Goyeneche e música de Gaby Goldman, o filme homenageia não só Evita e o trabalho social peronista, mas também todas as mulheres que participaram deste momento histórico na Argentina.

4. Eva Perón – A releitura de Copi

A história dos momentos finais de Eva Perón teve uma releitura feita por Copi – persona de Raúl Damonte Botana -, dramaturgo argentino que adota o Movimento Pânico em suas obras; usando o terror, o humor e a simultaneidade como expressão artística.

A peça é dividida em dois atos, cada um com um texto diferente de Copi. O primeiro, “O homossexual ou a dificuldade de se expressar”, trata da história de uma mãe e uma filha com um tema em torno do aborto. Já o segundo ato, “Eva Perón”, retrata os últimos momentos de vida da líder política.

Escrita na década de 70, mas somente publicada nos anos 2000, a obra conta com o papel de Evita interpretado por um homem, na intenção de Copi dela ser retratada de maneira grotesca pelo Movimento Pânico. A trama quebra constantemente a quarta parede, tomando conhecimento que as personagens estão sendo retratadas somente pelo ator.

5. Rock argentino

O rock argentino foi, durante anos, uma forma de protesto e de expressão da pátria. Em diversos momentos, a música fez tributo a Evita, a mãe dos pobres que mudou para sempre a história da Argentina.

A banda marplatense Científicos del Palo flertou com o peronismo no álbum “La Histeria Argentina” em canções como “El génesis peronista” e “¡Cristo o Perón!”. Na música “La Jefa Espiritual” dizem: Os gorilas não gostam da mulher do general / As esmolas do prefeito são trocadas por assistência social / Dirigir é uma ciência e Evita é a Providência / A sua fundação não faz caridade, dignifica a carência

O metaleiro Ricardo Iorio também fala de Eva e Perón na letra de suas músicas. Em “Ser Humano Junto A Los Míos”, quando fazia parte da banda Almafuerte, canta: Fêmea Eva Duarte, macho Juan Perón / Dupla guerreira argentina / Hoje é ao contrário / Tudo está na contramão / Por isto o canto triste / o metaleiro chato insiste.

Gostou de conhecer cinco momentos que Evita foi mencionada na cultura? Contamos, detalhadamente, a trajetória de sua vida na matéria desta semana. Continue lendo o Exclamación para saber mais de cultura de países que falam espanhol!

Autor: Amanda Clepf

Analista de mídias sociais e entusiasta da cultura e política hispânica. Gosto de debater e iniciar conversas. Simplemente enamorada por la história de Argentina.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s