5 animações para conhecer o Dia dos Mortos

O Dia dos Mortos é uma das mais importantes celebrações do México, atraindo turistas para o país na data, levando-os a conhecer a cultura e viver a comemoração junto dos mexicanos. Além disso, a dia também é lembrado em filmes.

Seja curta ou longa-metragens, várias animações abordaram o Día de Muertos em suas histórias. Aqui, neste texto, indicamos cinco títulos para você conhecer mais sobre esta data tão festiva.

1. Viva – A vida é uma festa (2017)

“Apesar da proibição da música por gerações de sua família, o jovem Miguel sonha em se tornar um músico talentoso como seu ídolo Ernesto de la Cruz. Desesperado para provar seu talento, Miguel se encontra na deslumbrante e colorida Terra dos Mortos.”

Com dublagem de Anthony Gonzalez e Gael García Bernal, o filme ganhou todas as indicações a Melhor Animação do Ano nas premiações BAFTA, Golden Globe e Oscar.

2. Festa no céu (2014)

“Em San Angel, no México, viviam Manolo, Maria e Joaquim, amigos desde a infância. Mesmo que suas vidas tenham tomado rumos diferentes, algo continuou igual: os dois ainda são apaixonados por Maria. Dividido entre cumprir as expectativas de sua família e seguir seu coração, Manolo viaja em mundos fantásticos e enfrenta seus maiores medos.”

Com vozes de Diego Luna, Zoe Saldana e Channing Tatum.

3. Hasta los Huesos (2002)

Escrito e dirigido por Reneé Castillo, este curta stop motion mexicano retrata o Dia dos Mortos através de seu personagem principal, que enfrenta os inconvenientes de estar morto; mas não desiste de tentar encontrar a felicidade.

4. La Leyenda de la Nahuala (2007)

Nesta animação, o roteirista faz referência a uma lenda sobre um bruxa que vive num casarão; esta mulher teria levado o espírito de duas crianças anos atrás e buscava pelo terceiro durante o Dia dos Mortos.

5. Día de los Muertos (2013)

Por fim, este curta conta a história de uma menina e sua mãe, que passeiam pelo Mundo dos Mortos. Feito por alunos de faculdade americana Ringling de Arte e Design.

Gostou de conhecer estas cinco animações? No texto desta semana, contamos a origem da tradição do Dia dos Mortos. Continue lendo o Exclamación para saber mais de cultura de países que falam espanhol!

Autor: Amanda Clepf

Analista de mídias sociais e entusiasta da cultura e política hispânica. Gosto de debater e iniciar conversas. Simplemente enamorada por la história de Argentina.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s